quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Os caraítas são judeus!

Traduzido da versão espanhola de Oved ben Avraham
Por
Ezrá ben Yosef

Apresento-lhes uma recopilação de dados de diferentes rabinos na que em várias ocasiões disseram claramente que os caraítas são judeus “com todas as letras da lei”. E não significa que necessitamos da aprovação dos rabinos para saber se somos judeus ou não, temos muita certeza de nossa judaicidade. No entanto, publico por causa daqueles comentários de pessoas com falta de conhecimento ou por causa daqueles supostos judeus que desejam criar discórdia entre os membros do povo falando mentiras.

Declaração do rabino Ovadia Yosef: Judeus da Amazonia Por Ariel Segal Freilich

A grande disputa entre os caraítas e os judeus ortodoxos se prolongou até 1973, quando o rabino chefe da comunidade sefaradi de Israel, Ovadia Yosef, reconheceu os caraítas como judeus para todos os efeitos. Esta proclamação não alterou o acordo que permite aos caraítas cumprir seus próprios assuntos civis.

JPost.com: Pergunte ao rabino: Oh, irmão

No século 20, o Estado de Israel reconheceu o direito dos caraítas imigrarem sob a Lei do Retorno. O rabinato, todavia, continua com uma postura muito dividida no que tange aos casamentos entre caraítas e outros judeus. Enquanto que, o proeminente rabino Ashkenazi Abraham Sherman (Tehumin 19) e o rabino Eliezer Waldenburg (Tzitz Eliezer 5:16) criticaram duramente este tipo de casamentos, o rabino sefaradi, Ovadia Yosef (Yabia Omer EH 8:12) e Eliahu Bakshi-Doron (Tehumin 18:20), adotaram posições mais flexíveis, especialmente nos casos em que os descendentes dos caraítas não tem nenhuma lealdade para com os rituais de seus antepassados. É verdade que estes casos continuam sendo raros, no entanto, representam, não obstante, um fascinante capítulo nas lutas em curso sobre o status pessoal e os casamentos em Israel.

Declarações do rabino chefe David Chayim Chelouche:

The Jerusalem Post: o que estabelece a lei (oral) Por Joshua Freeman

O rabi Chayim David Chelouche, o rabino chefe de Netanya, concorda: “os caraítas são judeus”, diz Chelouche, que escreveu muito sobre os caraítas. Nós os aceitamos como judeus e, cada um deles, que desejar voltar [à corrente principal do judaísmo] os aceitaremos de volta. (Certa vez perguntaram se os caraítas tinham que se submeter a uma circuncisão simbólica para passar ao judaísmo rabínico, porém o rabinato disse que não era necessário).

Assembleia Rabínica

Rabino David H. Lincoln

Este documento foi aprovado no dia 28 de março de 1984 por um total de 12 votos contra 2. Membros que votaram a favor: Rabinos Kassel Abelson, Isidoro Aizenberg, Salomon Faber, David M Feldman, Morris Feldman, Robert Gordis, David H Lincoln, Mayer E Rabinowitz, Phillip Sigal, Israel N Silverman, Harry Z Sky e Henry A Sosland.

As votações na oposição: o rabino Morris M Shapiro. Abstenções: rabino Joel Roth.

CONCLUSÃO:

Em resposta às perguntas do rabino Skopitz, portanto, direi o seguinte:

1. Sua situação pessoal não deve ser questionada. Eu, com o apoio adequado haláchico, rejeitarei a questão do safek mamzerut.

2. Sim, eles são judeus em todos os sentidos!

3. Não tenho certeza do que se pretende com a pergunta sobre o Estado de Israel. Em Israel, há um Beit Din independente para realizar casamentos e tratar do divórcio. Nem os caraítas, nem as comunidades rabínicas têm permitido "casamentos mistos". O rabino Isaac Klein cita fontes que indicam exceções, inclusive em Israel, que se sente que podem augurar uma nova tendência ali. Nossa situação na diáspora é muito diferente. Tem sido a lição da história que as seitas (quer sejam judaicas ou gentílicas) que saem de seu entorno natural ou que estão separadas do corpo principal de seguidores, em geral se assimilam e desaparecem. Este é o caso dos drusos fora de seus povos sírio-libanês-israelense ou a Donmeh fora de Salonica e Istambul. Aqui nos Estados Unidos, sobretudo, os caraítas desejam se identificar com a comunidade rabínica - em Israel são um grupo independente mais numeroso. Temos que abandoná-los? Provavelmente desapareceriam e mais judeus se perderiam. Estamos em um momento de nossa história em que não se pode permitir esta perda. 


Por conseguinte, recomendo que os aceitemos sem reservas.

Traduzido do blog Judaísmo Karaíta de Oved ben Avraham. 
Disponível em: http://www.karaita.org/2013/09/los-caraitas-son-judios.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário